Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de junho de 2024

Comer dirigindo é permitido? Veja a resposta!

O ato de dirigir requer cuidados especiais. Por esse motivo, mais do que evitar uma infração de trânsito, o condutor precisa se conscientizar em evitar situações de risco.


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/11/2022 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Comer dirigindo é permitido?
Comer enquanto dirige pode tirar a atenção do condutor. Foto: Depositphotos

No dia a dia, com horários a cumprir, trânsito congestionado, e fome…muitas pessoas tentam economizar tempo e optam por comer dirigindo. Afinal de contas, fazer refeições no carro em movimento é permitido ou pode ser considerada uma infração de trânsito? Veja a resposta!

Conforme Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, sim, essa conduta pode ser caracterizada como infração. “Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. E o fato de comer dirigindo pode tirar a atenção do condutor. Esse seria um dos enquadramentos”, avalia.

De acordo com o CTB, dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança é uma infração leve, com multa de R$ 88,38.

Ainda segundo a especialista, outro tipo de enquadramento nessa situação seria o fato do condutor não estar com as duas mãos ao volante. Nesse caso, dirigir o veículo com apenas uma das mãos é infração média, com multa de R$ 130,16.

Atenção

Mesmo com a rotina corrida do dia a dia, o ato de dirigir requer cuidados especiais. Por esse motivo, mais do que evitar uma infração de trânsito, o condutor precisa se conscientizar em evitar situações de risco.

“Dirigir é uma atividade complexa e de muita responsabilidade. Qualquer displicência ou distração pode ser a causa de acidentes. O ato de dirigir exige do condutor atenção constante aos múltiplos fatores que vão se apresentando durante o trajeto”, justifica Pietsak.

Ainda de acordo com a especialista, é necessário observar tudo constantemente, olhando de um lado ao outro da pista, incluindo calçadas, bem como, a situação atrás e dos lados do veículo, detectando possíveis situações de perigo. “Estar atento significa ficar permanentemente alerta, em busca de todas as informações exigidas para uma direção segura e talvez comendo o condutor não consiga atingir esse objetivo. Ou seja, pequenas distrações podem ser fatais”, finaliza.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *