Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de junho de 2024

Deputado quer criar o IPVA Social. Veja quem poderá ser beneficiado!

A proposta prevê isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA aos proprietários de motos de baixa cilindrada. Entenda!


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/09/2023 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
IPVA Social
O IPVA Social propõe a isenção do imposto para motos abaixo de 170 cc. Foto: AdobeStock.

Criar o IPVA social para motocicletas de baixa cilindrada. Esse é o tema do PLP 201/2023 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Sidney Leite (PSD/AM), a proposta prevê isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA aos proprietários de motos de até 170 cilindradas. Ainda segundo o texto da matéria, a isenção não se aplicará às pessoas jurídicas que detenham posse dos veículos.

Justificativa para criação do IPVA Social

Conforme o deputado, é  fácil constatar que um dos principais meios de locomoção, principalmente da classe E, D,C e B são motos de baixas cilindradas, que são veículos de preço mais acessível, além do baixo custo de manutenção, a gigantesca economia de combustível e a ágil locomoção para qualquer localidade. “Por essas razões, basta reparar nos grandes centros urbanos a proliferação de motos de pequeno porte e baixa cilindrada, principalmente para entrega de itens alimentícios, coleta de documentos, envio de correspondência e demais atividades”, argumenta.

Para ele, o direito constitucional tributário exige que os impostos, sempre que possível, serão graduados de modo a verificar a capacidade econômica do contribuinte. Além disso, seus rendimentos e patrimônio.

“Quer dizer, cabe ao imposto efetivar, também, a justiça fiscal. A isenção nesse caso gera, inevitavelmente, um efeito econômico positivo, já que significativa parcela dos serviços de entrega são efetuadas por entregadores com motos de pequeno porte, finaliza Leite.

Tramitação

O PL aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *